fbpx

Churrasqueira de Ermesinde

Notícias

Receita da Semana – Bacalhau à Zé do Pipo

Posted on

Para amantes (ou não) de Bacalhau, a nossa receita é uma deliciosa forma de melhor o seu dia ou os que mais ama!

A nossa chefe, decidiu começar a partilhar esta receita, por duas razões (muito válidas):

(primeiro) É gastronomia portuguesa e o que é Português é MUITO BOM;
(segundo) Queremos ajudá-lo(a) a obter a criatividade na cozinha que estão habituados a ter no nosso restaurante nas vossas mesas!

Por isso, espreite a receita da nossa chefe do Bacalhau à Zé do Pipo!

Ingredientes:
4 postas de bacalhau demolhado
2 kg de batatas
2 cebolas
3 dentes de alho
1 l de leite
100 g de margarina
1,5 dl de azeite
6 colheres (sopa) de maionese
1 ovo batido
1 folha de louro
Azeitonas q.b.
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
1) Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada de sal durante 20 minutos. Leve ao lume um tacho com o leite, deixe ferver, junte as postas de bacalhau e deixe cozer durante 10 minutos. Depois retire o bacalhau, escorra-o e coloque-o num tabuleiro de louça. Reserve o leite de cozer.

2) Descasque as cebolas e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o louro e o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicione 1 dl do leite de cozer o bacalhau, mexa, tempere com sal e pimenta, deixe ferver um pouco e retire do lume.
Ligue o forno a 200 graus. Escorra as batatas, reduza-as a puré, junte a margarina e mexa bem.

3) Adicione o ovo batido, mexa e junte depois o restante leite de cozer o bacalhau, aos poucos e apenas o necessário até ficar um puré macio e consistente. Rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta.

4) Espalhe a cebola em cima das postas de bacalhau, deite o puré de batata num saco de pasteleiro com boquilha frisada e disponha em montinhos à volta do bacalhau. Espalhe a maionese em cima do bacalhau, leve ao forno até ficar bem douradinho, retire e sirva quente decorado com raminhos de salsa e azeitonas.